Publicações

O trabalho de Walter da Silveira não deixou de estimular a cultura cinematográfica baiana e brasileira, mesmo após sua morte prematura em 1970. Estudos recentes (artigos, teses e dissertações acadêmicas) têm demonstrado a vitalidade desse legado e como sua presença fundamental permite novos enquadramentos para a história do cinema brasileiro. A publicação das obras completas (Walter da Silveira: o eterno e o efêmero. Edição estabelecida por José Umberto Dias em 2006) e a organização gradativa de seu acervo pela Associação Baiana de Imprensa permitem a crescente renovação dos estudos sobre o crítico.

Nesse sentido, destaca-se aqui livros de Walter da Silveira e algumas das principais contribuições de outros autores sobre sua vida e obra.

SILVEIRA, Walter da. Walter da Silveira: o eterno e o efêmero. Organização José Umberto Dias. Salvador: Oiti, 2006

NOGUEIRA, Cyntia (org.). Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil – críticas, artigos, cartas, documentos. Salvador: EDUFBA, 2020.

SILVEIRA, Walter da. A história do cinema vista da província. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978.

SILVEIRA, Walter da. Imagem e roteiro de Charles Chaplin. Salvador: Mensageiros da Fé, 1970.

SILVEIRA, Walter da. Fronteiras do cinema. Rio de Janeiro: Edições tempo Brasileiro, 1966.

 

CARVALHO, Maria do Socorro.

Cinema na Bahia, memórias na Cidade de Salvador.

[Artigo]

Salvador, UNEB, 2012.

CARVALHO, Rafael Oliveira.

Walter da Silveira e a crítica de cinema na Bahia: entre o texto e o contexto.

 

[Dissertação de mestrado]

Salvador: UFBA, 2013.

COELHO, Thiago Barboza de Oliveira.

Walter da Silveira e o Clube de Cinema da Bahia

In: Revista de História, 2.2, (2010), pp. 71-92.

D’AMORIM JUNIOR, Nid Dutra.

O cinema em Salvador: estudo organizacional sobre distribuição e exibição de cinema em Salvador, Bahia, Brasil no período de 1950 – 1959.

[Tese de doutoramento]

Salvador: UFBA, 2020.

FRANÇA, André Ramos.

Das teorias do cinema à análise fílmica.

[Dissertação de mestrado]

Salvador: UFBA, 2002.

LEAL, Cláudio Gonçalves.

O diálogo crítico de Walter da Silveira e Glauber Rocha.

[Dissertação de mestrado]

São Paulo: USP, 2018.

MELO, Izabel de Fátima Cruz.

 

 

Cinema, circuitos culturais e espaços formativos: novas sociabilidades e ambiência na Bahia (1968-1978).

[Tese de doutoramento]

São Paulo: USP, 2018.

CARVALHO, Rafael Oliveira.

Pilares de uma trajetória crítica: o cinema escrito na Bahia. In: SILVA, Paulo Henrique (Org.).

Trajetória da crítica de cinema no Brasil.

Belo Horizonte: Letramento; Abraccine, 2019.

COTRIM, Tamara Chéquer.

Festivais e Mostras de cinema na Bahia contemporânea: memória e processos de formação cultural.

[Dissertação de Mestrado]

Vitória da Conquista: UESB, 2017.

GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira.

Dinâmica do cinema no Brasil e na Bahia: trajetórias e práticas do século XX ao XXI.

[Tese de doutoramento]

Vitória da Conquista: UESB, 2008.

LESSA, R.O., BISPO, B.V.B, CERQUEIRA, F.S.B.

Crítica cinematográfica na Bahia do século XX: os olhares de Walter da Silveira e André Setaro sobre a relação entre cinema e sociedade

In: Teoria e Cultura.

Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – UFJF v. 14 n. 1 Junho. 2019.

MENDES, Euclides Santos; GUSMÃO, Milene de Cássia Silveira.

O Neorrealismo e o Ciclo Baiano de Cinema: a configuração de um ideário ético-estético na Bahia nos anos 1950 e 1960

In: IV Congresso Internacional sobre Culturas – Memória e Sensibilidade, 2019, Cachoeira – Bahia. Anais IV Congresso Internacional sobre Culturas – Memória e Sensibilidade: cenários de experiência cultural contemporânea, 2019. v. 1.

SILVA, Veruska Anacirema Santos.

 

Memória e Cultura: Cinema e aprendizado de cineclubistas baianos dos anos 1950

 

 

[Dissertação de mestrado]

Vitória da Conquista: UESB, 2010.